Conselho de Segurança Nuclear alerta para falhas na central de Almaraz

PAN quer intervenção do Governo para encerrar central Almaraz, localizada à beira do Tejo, a 100 km da fronteira com Portugal.

Inspetores do Conselho de Segurança Nuclear (CSN) espanhol alertaram para falhas no sistema de arrefecimento da central nuclear de Almaraz (Cáceres), avança o jornal El País. A central, localizada à beira do Tejo, a 100 km da fronteira com Portugal, sofreu duas avarias nos motores das bombas de água e os cinco técnicos que fizeram a inspeção consideram que não há garantias suficientes de que o sistema possa funcionar normalmente.

Na nota de 28 de janeiro, a que o jornal espanhol teve acesso, pode ler-se que não há “garantias suficientes de que exista uma expectativa razoável” de que o sistema de arrefecimento possa funcionar de forma adequada, perante as falhas detetadas. O El País diz ainda que fontes internas do CSN consideram que a inspeção devia ter levado à suspensão imediata de atividade no reator que ainda está em funcionamento em Almaraz – o outro está parado, para uma intervenção programada. No entanto, não houve nenhuma ordem nesse sentido. Os diretores de Almaraz e da CSN encontraram-se ontem, mas ainda não são conhecidos resultados dessa reunião.

In Diário de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.