Lisboa poderá reutilizar mais água residual

Lisboa pode vir a utilizar mais água residual tratada na limpeza das estações do Metro ou na lavagem de autocarros, afirmou Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente.

O Governo definiu medidas para incentivar o uso de águas residuais preparadas nas 50 maiores estações de tratamento (ETAR), de modo a atingir 15 a 20% de reutilização.

“O município de Lisboa é aquele que usa mais águas residuais tratadas. Há um conjunto de freguesias que já vai buscar água às ETAR do sistema da Águas Tejo Atlântico para limpeza de ruas e contentores”, referiu Carlos Martins à agência Lusa.

“Estamos muito empenhados, nomeadamente, com a ideia de Lisboa vir a ser a Capital Europeia Verde de 2020 para que, no caso concreto do Parque das Nações”, se possa avançar com a “construção de redes e de usos” até àquele ano, disse o secretário de Estado.

O Governo quer incentivar a reutilização de água tratada, o que exige a instalação de condutas específicas para levar esta água aos locais onde pode ser usada, dos jardins, às estações de Metro ou aos edifícios.

in Diário de Notícias