Insetos podem desaparecer do planeta dentro de 100 anos

A população total de insetos está a cair a um ritmo de 2,5% todos os anos, alerta um relatório publicado na revista especializada Biological Conservation. A manter-se esta tendência, estes animais podem desaparecer do planeta dentro de um século.

Mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio e um terço está já em risco de extinção. O desaparecimento destes seres vivos está a ser oito vezes mais rápido do que o de mamíferos, répteis e aves.

Este problema deve-se à agricultura intensiva, com a utilização em massa de pesticidas, às alterações climáticas e à urbanização de vastas zonas do planeta.

O relatório agora publicado é o primeiro estudo global nesta área. Francisco Sánchez-Bayo, um dos autores, mostra-se chocado com os resultados. Em declarações ao The Guardian, o cientista espanhol avisa que é preciso mudar “a maneira como produzimos alimentos”. A solução pode passar pelo recurso a quintas orgânicas, com menos utilização de químicos.

Os insetos são determinantes em qualquer cadeia alimentar, não só por servirem de alimento para muito animais, mas também, por exemplo, porque mantêm os solos saudáveis, controlam pestes, polinizam a maioria das espécies de plantas e reciclam nutrientes.

Adaptado de Diário de Notícias