BE faz campanha mais económica e ambientalista 

O BE elaborou para estas legislativas uma equipa dedicada a redes sociais, apostando no digital, o que levou a menos quilómetros percorridos pelo país e um forte apelo à questão do plástico

Catarina Martins numa ação de campanha na Malveira© ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Em declarações à agência Lusa, o diretor de campanha do BE para as eleições legislativas, Jorge Costa, explicou as características da volta que o partido deu até à véspera das votações.

A caravana do BE passou por 11 distritos: Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Faro, Viana do Castelo, Viseu, Aveiro, Porto, Braga e Coimbra.

Jorge Costa afirmou que o objetivo foi conjugar “a presença de rua, o contacto direto com as pessoas” com o “testemunho da situação política, o testemunho do papel que o Bloco teve”, e a demonstração daquilo que “correu melhor e do que ficou por fazer no quadro desta legislatura”.

O deputado apontou ainda que o partido teve “um cuidado também nesta campanha, sobretudo na campanha oficial, que foi o de fazer uma organização dos trajetos que fosse o mais económico e o mais ambientalmente sustentável.”

Este ano o partido decidiu apostar numa forte campanha em regiões como Viana do Castelo e Viseu pois haveria uma forte hipótese de eleição de deputados nestes distritos, o que acabou por não se verificar.

O BE fez ainda uma forte aposta em novas vias de divulgação, como as redes sociais, para que quem não anda pelo país possa ter “a possibilidade de acompanhar a dinâmica da campanha como se andasse”.”O Bloco tem uma campanha muito forte nas redes sociais, tem uma equipa própria a trabalhar sobre isso, interna, dentro do quadro do partido, que foi reforçada para efeitos da campanha eleitoral”, sublinhou o dirigente bloquista.

Não só através das redes, como através do Esquerda.net, é feita a cobertura vídeo, tal como nos vídeos da ‘sitcom’ que foram produzidos e difundidos, abordando e aflorando de uma forma humorística alguns temas que são importantes no programa.

Sobre o tema “plástico”, de acordo com Jorge Costa, foi “praticamente erradicado” da campanha do BE.

Adaptação da notícia de Lusa no Diário de Notícias a 24 de Setembro de 2019