Nova modalidade para conhecer o Parque da Fundação de Serralves, no Porto, leva o visitante a percorrer 250 metros ao nível da copa das árvores e a admirar a paisagem de uma nova perspetiva
O novo percurso do Parque da Fundação de Serralves foi concebido pelos arquitetos Carlos Castanheira e Álvaro Siza Vieira, tendo sempre em atenção a preservação do ecossistema. Nenhuma árvore foi deitada abaixo e os materiais utilizados foram todos sustentáveis, incluindo a madeira reciclada e recuperada de demolições e incêndios que deram origem ao chão do passadiço.
Durante o trajeto de 250 metros entre as várias árvores e vegetação, o intuito é apreciar a natureza e a biodiversidade do Parque de uma prisma diferente do normal, continuando com o trabalho já realizado pela Fundação ao longo dos anos para a proteção da fauna e da flora. Este passeio verde pretende ser ainda uma nova forma para “educar, estudar e transmitir conhecimentos”, salienta Ricardo Bravo, coordenador técnico do Parque.
Pelo custo de dez euros, o novo passadiço do Parque de Serralves poderá ser feito através de visitas guiadas ou de forma autónoma, com ajuda de uma aplicação móvel que vai identificar os pontos de interesse como, por exemplo, o miradouro sob o lago e o auditório pensado especialmente para as sessões de serviço educativo.
Adaptação da notícia de Ana Teixeira no Jornal de Notícias a 13 de setembro de 2019