Designer inglês planta cadeiras, mesas, espelhos e candeeiros

O designer inglês Gavin Munro acredita que construir uma peça de mobília tradicional pressupõe um trabalho de décadas: há que plantar uma árvore, esperar que ela cresça, cortá-la e transportar a madeira para a fábrica. Para encurtar este período temporal, o designer está a desenvolver uma nova técnica que incorpora o crescimento da árvore na formação da própria peça de mobiliário, seja uma cadeira, mesa ou candeeiro.

mobilia_aa

Segundo o designer, ao fazer crescer a árvore na forma que queremos, poupamos energia e combustível – para cortar a árvore e transportar a madeira – e todas as ferramentas necessárias para produzir a mobília.

O processo é simples, explica o Inhabitat. Há que plantar e regar as árvores, como habitual. À medida que estas crescem, é necessário enxertá-las, e quando ficam maduras, colhê-las e poli-las ao gosto do designer. Ao utilizar moldes de plástico que ele próprio desenha, Munro consegue criar mobília de forma mais sustentável – não só cria mobília pouco habitual como produz oxigénio durante o dia e absorve dióxido de carbono à noite.

Segundo o Inhabitat, o designer há muito que tem procurado desenvolver esta ideia – desde que, quando jovem, viu um bonsai em forma de cadeira.

in Green Savers

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.