Produção eólica ultrapassou consumo nacional de electricidade pela primeira vez

A produção eólica atingiu na madrugada de segunda para terça-feira um novo máximo em Portugal – 4.210 Megawatt (MW) – tendo pela primeira vez ultrapassado o consumo nacional de electricidade, segundo dados da REN (Redes Eléctricas Nacionais).

O vento forte registado durante aquela noite levou a um novo máximo na produção eólica que, associado a consumos baixos, garantiu que, pela primeira vez, a produção eólica tivesse ultrapassado o consumo nacional.

De acordo com os dados da gestora da rede eléctrica, citados pelo Observador, o novo máximo na produção, de 4.210 MW, foi atingido às 2:15, ultrapassando em cerca de 80 MW o anterior máximo ocorrido em Janeiro deste ano.

Entre as 2:00 e as 5:30, a produção eólica foi sempre superior ao consumo com uma diferença que atingiu um máximo de 148 MW às 04:15, quando a produção eólica se situava em 4.101 MW e o consumo era de apenas 3.953 MW.

Segundo dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, Portugal tem 4.953MW de potência eólica instalada, sendo a segunda energia renovável mais importante no sistema eléctrico nacional, depois da hídrica com 5.791MW de potência instalada.

In Sapo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.