China encerra base no Evereste para fazer limpeza

A China fechou o campo base do lado norte do Monte Evereste, interditando-o a turistas que não tenham autorização para escalar. As autoridades pretendem fazer uma limpeza do local e lidar com a enorme quantidade de lixo que se tem acumulado.

A China montou estações para classificar, reciclar e recolher lixo da montanha, que inclui latas, sacos plásticos, equipamentos de cozinha, tendas e tanques de oxigénio. Nas operações de limpeza da primavera passada, foram recolhidas 8,4 toneladas de lixo.

A preocupação com o lixo no Evereste já tinha levado as autoridades chinesas a anunciar, em janeiro, que iam limitar o número de licenças para escalar até ao topo do Evereste a 300 por ano e que a temporada de escalada seria restringida à primavera.

A maioria dos turistas visita a montanha pelo lado sul, no Nepal, mas ao longo dos últimos anos o número de visitantes pelo lado chinês, no Tibete, tem vindo a aumentar. Segundo a Associação de Montanhismo da China, mais de 40 mil pessoas visitaram este campo em 2015.

Do lado nepalês, os organizadores de expedições de montanhistas começaram a enviar sacos de lixo com os alpinistas que, durante a temporada de escalada, recolhem o lixo, que é depois transportado por helicóptero.

Adaptado de Diário de Notícias