Sede da BBC Londres é bloqueada por ativistas do clima

O protesto é promovido pelo movimento Extinction Rebellion e pretende que seja revelada pela estação britânica a verdade sobre os efeitos das alterações climáticas 

Manifestação pelo clima na sede da BBC, em Londres Foto REUTERS/Peter Nicholls

O grupo de manifestantes chegou à BBC esta sexta-feira bloqueando a sede da estação de TV britânica num protesto climático.

Os ativistas pedem aos responsáveis da BBC que levem tão a sério as mudanças climáticas como foi levada a Segunda Guerra Mundial, fazendo este apelo através de cartazes, bandeiras, danças e canções.

De forma a tornar o bloqueio realístico, alguns dos ativistas colaram as próprias mãos nas portas do lado de fora dos escritórios da BBC.

“Estamos aqui para exigir que a BBC responda à emergência da maneira que respondeu à Segunda Guerra Mundial”, disse à Reuters o porta-voz do grupo Extinction Rebellion, Donnachadh McCarthy. Este afirmou ainda que “a BBC se recusou a declarar uma emergência climática” e continua “a normalizar estilos de vida com alto teor de carbono com programas como o ‘Top Gear’ que promovem”, daí a revolta dos manifestantes.

Até ao momento, a BBC preferiu não comentar as acusações feitas.

Ativista pelo clima em protesto na sede da BBC, em Londres Foto REUTERS/Peter Nicholls

O grupo defende que a desobediência civil não violenta é uma forma de forçar os governos a reduzir as emissões de carbono e evitar uma crise climática que, segundo defendem, trará fome e colapso social.

Adaptação da notícia de Reuters publicada no Diário de Notícias a 11 de outubro de 2019