Máquina recolhe plástico no oceano pela primeira vez

A criação promovida pela fundação Ocean Cleanup procede à recolha de pedaços de lixo visíveis e microplásticos

Foto DR

A criação projetada por um adolescente holandês, em 2012, e desenvolvida pela fundação Ocean Cleanup parece estar finalmente a funcionar. Recolheu pela primeira vez plástico do Grande Depósito de Lixo do Pacífico, que flutua entre a Califórnia e o Havai. Segundo o seu inventor, Boyan Slat, foram recolhidos detritos de vários tamanhos, inclusive microplásticos.

View image on Twitter

Foto DR

O sistema consiste numa barreira flutuante de 600 metros de comprimento, que utiliza a força das correntes para capturar os resíduos. Tem a forma de U e uma espécie de rede que apanha plástico até aos três metros de profundidade.

Segundo o The Guardian, 600 a 800 mil toneladas de redes de pesca e  8 milhões de toneladas de resíduos plásticos são deixados no mar anualmente, sendo que é entre o Havai e a Califórnia que se situa aquela que é considerada a maior acumulação de plásticos do mundo.

“A missão para tirar o plástico dos oceanos, que se acumula há décadas, está ao nosso alcance”, afirmou Boyan Slat, destacando que a equipa teve de superar “enormes desafios técnicos” para chegar a este ponto.

Apesar do sucesso desta operação, Slat, agora com 25 anos, reconhece que ainda há um longo caminho pela frente. Um dos próximos passos é criar o System 002/B, que irá permitir suportar e manter o plástico durante longos períodos de tempo na água.

Segundo o The Guardian, o plástico que entretanto for recolhido será levado para a costa, em Dezembro, para ser reciclado.

De acordo com um estudo feito pela equipa de Slat, citado pela National Geographic, as redes de pesca “representam 46% do lixo [do Grande Depósito], sendo a restante maioria composta por outros equipamentos da indústria de pesca, incluindo cordas, tubos para criação de ostras, armadilhas para enguias, caixas de pesca e cestos”.

Adaptação da notícia publicada no Diário de Notícias a 3 de outubro de 2019